A relação terapeuta-cliente na terapia online

A relação terapeuta-cliente na terapia online

A relação terapeuta-cliente na terapia online e também na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC é um “trabalho de dupla”. Duas pessoas interagem de forma colaborativa.

A relação é direta, simples, voltada para a ação em busca de resultado a curto prazo.
A aliança terapeuta-cliente caracteriza-se por um alto grau de consideração positiva, simpatia, autenticidade, afeto e empatia (um se colocando no lugar do outro).

O terapeuta dá imediato retorno (feedback) sobre pensamentos e ações do cliente, faz sugestões com boas maneiras, porém, não esconde a verdade. Ele também recebe feedback. Procura saber como o cliente está se sentindo em relação à sua atuação, porque deseja sempre aperfeiçoar e atender com qualidade e humanidade.

A relação terapeuta-cliente na terapia online e na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é fundamental, deve-se manter uma conversa franca, pedagógica, didática. O terapeuta perguntará ao paciente:

“Estou sendo claro nas explicações sobre a terapia”?

O terapeuta dirá ao cliente que:

A qualquer momento ele poderá questionar o tratamento, as técnicas e os feedbacks.
Deverá comunicar se sentiu que foi ignorado algum ponto ou foi deixado passar algo.
O terapeuta ou o tratamento não está correspondendo às expectativas.

A relação terapeuta-cliente na terapia online e na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é importante, existe um alto grau de atividade e o terapeuta aproveita ao máximo o tempo das sessões. Ele não fica só falando ou ouvindo. Faz explicações, mostra como fazer os exercícios,  dá orientações práticas para a vida do cliente, o qual passa a ser pró-ativo. O cliente na TCC não fica passivo ou falando o tempo. Ele fica envolvido com os exercícios e as atividades da sessão de terapia.

A relação terapeuta-cliente na terapia online

A relação terapeuta-cliente na terapia online

 

 

A relação terapeuta-cliente na terapia online   A relação terapeuta-cliente na terapia online

A relação terapeuta-cliente na terapia online e na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é prática, o cliente fala, o terapeuta trabalha, orientando nas ações e na busca de resultado a curto prazo.

O terapeuta na TCC atua como professor – treinador. Ele procura ser amigável, envolvente e criativo para favorecer um ambiente de aprendizagem ativa.

Na TCC a terapia é orientada para ação. Não é do tipo passiva, “deitado na poltrona”.

Na TCC terapeuta e cliente se empenham numa relação de muito trabalho em busca de resultado.

A relação terapeuta-cliente na terapia online e na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é agradável, o terapeuta faz uso do humor, de bom gosto, espontâneo, construtivo e genuíno. São quatro as razões para trabalhar com humor:

Romper padrões rígidos de pensamento e comportamento.
Humanizar a relação terapêutica.
Combater sintomas e enfrentar o estresse.
Ver o mundo com nova percepção.

Na TCC o trabalho é personalizado, flexível e sensível às características únicas de cada cliente e situações vividas por ele.
Respeita-se questões como idade, etnia, orientação sexual, religião, deficiências físicas e grau de escolaridade.

A relação terapeuta-cliente na terapia online e na Terapia Cognitivo Comportamental-TCC, é de conduta moral elevada, o terapeuta trabalha com ética exemplar. Ele não rotula o cliente e não é preconceituoso seja qual for a situação.
Na TCC o terapeuta transmite informações e conduz o tratamento de uma maneira positiva e construtiva.

Clique aqui para saber valores e agendar a sua consulta.

O psicólogo Flávio Roberto Pereira está registrado no Conselho Regional de Psicologia do Paraná, CRP 08/05327, clique aqui

Dúvidas? Clique aqui e envie um Whats!